O que é Psicoterapia

O que é Psicoterapia


01/08/2012

Flora da Costa Raimundo: Psicóloga

A psicoterapia é um recurso utilizado por psicólogos para que as pessoas possam ser auxiliadas a lidar com conflitos, no enfrentamento das dificuldades, na compreensão das relações interpessoais, na busca do autoconhecimento, qualidade de vida e ampliação da consciência.

A psicoterapia (atendimento psicológico) faz com que a pessoa consiga se descobrir, possibilitando reconhecer suas características pessoais, identificar seus pensamentos e sentimentos, refletir sobre seu comportamento, bem como as consequências destes em sua vida, o que poderá melhorar sem dúvida, sua qualidade de vida.

À medida que a pessoa passa a se conhecer melhor, conseqüentemente, lidará com mais propriedade com suas emoções, planejará seu crescimento e promoverá mudanças com grande significado para a sua vida.

O período que o paciente está em atendimento ele pode abordar assuntos diversos, uma vez que esse espaço é livre para tratar de suas angustias, anseios, medos, refletir e encontrar respostas para suas dúvidas, amadurecer novos conteúdos que tragam seu desenvolvimento pessoal de forma ampla e equilibrada.

As pessoas buscam ajuda do psicólogo quando estão enfrentando conflitos familiares, estresse, dificuldades emocionais, dificuldades nos relacionamentos afetivos, questões profissionais, sexuais, dependência química, depressão, fobias, síndrome do pânico, transtornos de alimentação, do sono, do humor, obesidade, ansiedade exagerada, perdas emocionais e materiais, distúrbios de aprendizagem, orientação vocacional, pacientes oncológicos, autoestima baixa e no processo de recolocação profissional, entre outros.

Na verdade, as pessoas não deveriam procurar a psicoterapia apenas quando apresentam problemas. A psicoterapia deveria ser utilizada como medida preventiva, para não adoecer.

Se os meios de comunicação e os governos propagassem a importância da psicoterapia, certamente não teríamos tantas pessoas sofrendo, tantas famílias desajustadas, clamando por socorro quando o caus já se instalou.

 

comments powered by Disqus